Diverticulite
Os principais sinais de alerta incluem dor na região abdominal que persiste por muitos dias; prisão de ventre ou diarreia; sensibilidade principalmente do lado esquerdo do abdômen; febre; calafrios; e falta de apetite.
Para diagnosticar essa condição, é preciso prestar atenção a estes sintomas e, se necessário, realizar alguns exames solicitados por um proctologista, incluindo a tomografia do abdômen.

Quais são as principais causas da diverticulite? De forma geral, a inflamação dos divertículos presentes no intestino pode ocorrer devido ao bloqueio dos divertículos por fezes endurecidas.
Isso porque, há uma proliferação de bactérias, fazendo com que ocorra um desequilíbrio da flora intestinal inflamando e infeccionando os divertículos.
Outros fatores de risco incluem prisão de ventre crônica e dieta pobre em fibras. Ambas as condições levam à formação de fezes pouco hidratadas, que aumentam a pressão no órgão e favorecem a inflamação.
Caso a diverticulite não receba o tratamento adequado, existem algumas complicações que podem acometer os pacientes.
Elas incluem:
- Formação de abscessos no local, que podem gerar infecções mais graves;
- Formação de fístulas, que são comunicações do intestino com os demais órgãos;
- Perfurações;
- Obstrução intestinal, na qual a inflamação dificulta a passagem de fezes e líquidos pelo intestino, provocando vômitos, cólicas abdominais e inchaço.
De forma geral, hábitos saudáveis, como uma alimentação rica em fibras, ingestão adequada de água e a atividade física ajudam a prevenir o desenvolvimento e a inflamação dessas bolsinhas.
Como funciona o atendimento
com a Dra. Paula Tarabay

Por que escolher a Dra. Paula Tarabay?

Experiência e Especialização

Abordagem Humanizada

Tecnologia e Inovação
Do diagnóstico ao tratamento
Conheça os locais de atendimento

Clínica Salève
Jd. Carlos Gomes, Campinas - SP

Clínica Êxito
Vila Itapura, Campinas - SP
Acompanhe o Cuidado e Bem-Estar da Dra. Paula Tarabay no Instagram
